Buscar
  • Caio Bruno

Questão de prioridades



Não deveria causar espanto a notícia divulgada pelo jornal “O Estado de S.Paulo” no último dia 17 de que a proposta do Governo para o orçamento de 2021 prevê maior receita para a Defesa do que para a Educação. De acordo com a reportagem, a proposta da equipe econômica fala em recursos na casa de R$ 108,56 bilhões à pasta militar contra R$ 102,9 bilhões ao MEC.


Alguns pontos devem ser considerados, o primeiro deles é que esse projeto pode e geralmente é alterado pelo Congresso Nacional durante as discussões do orçamento e mesmo que não sofra mudanças é coerente com a linha geral da atual gestão federal comandada por um ex-capitão do Exército, com metade de seus ministros oriundos dos quartéis e com milhares de militares em cargos comissionados. Trata-se de um governo eleito democraticamente, mas com fortes tintas das Forças Armadas que evidentemente confundiram seu papel de instituição permanente de Estado com linha auxiliar de governos.


Como se sabe não estamos em guerra, não há batalha no continente desde os tempos da Guerra do Paraguai ainda no século XIX e evidentemente o setor militar precisa de investimentos e ampliações de suas atividades. Justiça seja feita ao presidente Bolsonaro, em outras ocasiões, o orçamento da Defesa já suplantou o da Educação. A última vez que isso aconteceu foi em 2010 e o governante era Luiz Inácio Lula da Silva no último ano de seu segundo mandato.


A questão que surge agora seria o interesse político e de poder por trás desse grande investimento na área, já que nunca, nem mesmo no período da Ditadura (1964-1985) houve tantos integrantes das Forças Armadas encastelados na máquina governamental. É um soldo com qual interesse?


Enquanto isso o Ministério da Educação pena com troca de ministros, condutas exageradamente ideológicas e problemas financeiros como os que quase acarretaram a suspensão do Enem 2021. Questão de prioridades.


© Caio Bruno - 2020

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© Caio Bruno -  Todos os Direitos Reservados 2020 - São Paulo - Brasil